Risco de acidentes com veículos de carga é grande em pistas com camada de óleo e desnível no acostamento, fatores apontados como causas de váriasas ocorrências em rodovias do MT
O período de estiagem prolongado e a chegada das primeiras chuvas acendem um alerta aos motoristas que utilizam as rodovias do Mato Grosso. É que as pistas geralmente ficam escorregadias por causa do óleo acumulado no asfalto, o que pode ocasionar acidentes. Alguns deles graves. A constatação é do tenente Caíque Xavier Lima, do Corpo de Bombeiros do MT, especialista em Salvamento Veicular.
“Um importante detalhe neste momento é que passamos por um período de estiagem e logo com as primeiras chuvas, as pistas ficam escorregadias, principalmente nas estradas, aumentando as chances de acidentes. Por isso os motoristas devem redobrar a atenção, respeitando os limites de velocidade e a sinalização”.
Com um tráfego intenso nas rodovias matogrossenses, principalmente de escoamento da produção agrícola feita por bi-trens e rodo-trens, parte da carga cai na pista e é esmagada pelos veículos, produzindo um alcatrão, que torna a pista escorregadia, principalmente no início do período chuvoso. “O óleo é uma condição recorrent na pista, gerada pela estiagem muito intensa, quando se forma o alcatrão, que é o material betuminoso de consistência variável, resultante da destilação com destruição de matéria orgânica, entre elas material vegetal como grãos, que caem na via”, como explicou o perito Nilton Carlos Dalberto.
Nilton Carlos realizou perícia em diveros acidentes que ocorreram nas rodovias do MT, constatando que a presença de óleo foi uma das maiores causas de acidentes graves. Essa é a provável causa de um acidente ocorrido no dia 9 de setembro na BR-163, que resultou na morte de três pessoas. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam o registro de 48 mortes este ano, nos 535 acidentes na BR-163, que corta o Mato Grosso. Março, quando ainda há incidência de chuvas, foi o mês com maior número de registros, com 10 mortes em 77 ocorrências. Entre os dias 1º e 13 de setembro deste anos foram registados 33 acidentes com 5 mortes. No dia 9 de setembro ocorreram dois acidentes entre os quilômetros 513 e 626, na região de Nova Mutum.
A Concessionária Rota do Oeste informa que realiza monitoramento e inspeção permanentes em todo o trecho sob concessão da BR-163 de forma proativa. Adota diversas medidas preventivas, sem as quais os números de acidentes certamente seriam maiores. A solução para a rodovia é unânime: duplicação. A Concessionária deve retomar obras de grandes portes em 2022, para isso discute um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Governo Federal.
Chuvas
O início do período chuvoso intensifica o número de acidentes, motivo pelo qual os especialistas alertam para os cuidados que se deve ter ao trafegar nestas vias, principamente com veículos de carga. “Álcool e direção não combinam, é crime, além de causar acidentes e mortes”, lembra o tenente Lima. E ressalta que acidentes nesta época envolvendo veículos de carga causam grande impacto.
“As vítimas ficam presas entre as ferragens, impedidas de sair do veículo. Neste sentido, atuamos de forma a primeiro acessar a vítima, criar espaço necessário na lataria para retirá-la e isto se faz com o uso de equipamentos e ferramentas específicas. A retirada da vítima deve ser feita no menor tempo possível, com todo cuidado e segurança necessária, para encaminhamento ao atendimento médico, aumentando as chances de vida e recuperação do acidentado”.
Curso
A atuação do motorista ao desengatar o cavalo da carreta é fruto de treinamento. Para o instrutor de trânsito Claudinei Ferreira da Silveira, a postura adotada pelo condutor é fator preponderante para a segurança no trânsito em qualquer ocasião. Para que isso ocorra, é importante exercer a direção defensiva, foco dos cursos oferecidos a motoristas profissionais que atuam no transporte de cargas em geral, perigosas e no transporte de passageiros. Silveira atua há 16 anos ministrando cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Os cursos são voltados para motoristas profissionais que acabaram de receber a habilitação e para aqueles necessitam de capacitação e atualização prevista em lei ao renovarem, a cada cinco anos, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O objetivo dos cursos com carga horária que varia de 8 a 40 horas é fazer com que os profissionais sejam preparados para reagir a algumas situações, sempre de forma defensiva, como a precariedade das vias, obstáculos, fluxo intenso de veículos e chuvas. “O motorista tem enfrentado vários problemas e em Mato Grosso existem trechos das rodovias que possuem um grau maior de dificuldade para operar no transporte”, afirma Silveira.
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